Essa é a nossa contagem regressiva para os 48 anos do Rotaract Club no mundo.

 


 

semana mundial de rotaract

 

m 1#01 [O ROTARACT É UM PROGRAMA DO ROTARY]


“Fundado por Paul Harris, em Chicago USA, em 23/02/1905, o Rotary Club, é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, e que prestam serviços voluntários em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados.

O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;
A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

A Prova Quádrupla:

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

  • É a VERDADE?
  • É JUSTO para todos os interessados?
  • Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
  • Será BENÉFICO para todos os interessados?

A Prova Quádrupla foi criada em 1932, pelo rotariano Herbert J. Taylor, que também foi Presidente do Rotary International. As quatro perguntas foram utilizadas como filosofia de trabalho pela Companhia do autor, que na época enfrentava uma grave crise. Os funcionários foram incentivados a utilizar o questionário em suas vidas profissionais e pessoais. A adoção desta postura, levou a Empresa a sair de uma situação pré-falimentar.

A mesma Prova Quádrupla foi adotada pelo Rotary International em 1943, é amplamente divulgada pelos Rotary Clubes no mundo, e tem como objetivo desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.”


#02 [O ROTARACT É UMA ESCOLA DE LÍDERES]m 2


Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.

Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo (unidade de combate, equipe de trabalho, grupo de adolescentes).

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos do grupo. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.

A palavra liderança tem origem no termo em inglês leader, que significa líder. Em inglês, liderança é traduzida para leadership. Ex: He is a good boss because he has good leadership skills. / Ele é um bom chefe porque tem boa capacidade de liderança.


m 3#03 [O ROTARACT ME AJUDA NO CRESCIMENTO PESSOAL]


É comum que as pessoas se refiram a artistas ou jogadores de futebol como heróis. No entanto, essa palavra, para muitos, pode ter um outro símbolo, uma outra forma de reflexão: o voluntariado. A data de 28 de agosto é uma excelente oportunidade para isso, já que nela se comemora o Dia do Voluntário.

Nesse momento, podemos parar um pouco para pensar no papel de quem coloca seu conhecimento a favor do outro por meio do voluntariado.

São esses heróis, na maioria das vezes anônimos, que são capazes de promover mudanças significativas na vida de outras pessoas. Mas o que muita gente não se dá conta é sobre o quanto ser voluntário muda a vida de quem se doa. Esse é um processo que beneficia muito mais a quem dá do que a quem recebe.

Redação Doutíssima

Nós como Rotaractianos somos heróis pois somos mais que voluntários. Buscamos também, sobretudo, nosso crescimento pessoal.


#04 [O ROTARACT ME AJUDA NO CRESCIMENTO PROFISSIONAL]m 4


Alcançar o crescimento profissional é um anseio de todas as pessoas. Porém, esse é um processo que exige muita paciência, sabedoria, dedicação e persistência. Além disso, para atingir este objetivo, é necessário levar em consideração fatores do estado atual do indivíduo, tais como: se a empresa oferece espaço para desenvolvimento desejado, se a própria pessoa possui capacidade para assumir maiores responsabilidades e se está preparada para funções mais desafiadoras.

Com a alta competitividade do mercado, é imprescindível que todos os profissionais estejam em desenvolvimento contínuo e, principalmente, permaneçam preparadas para as oportunidades repentinas que surgem.

Alguns elementos você desenvolve dentro do Rotaract com a busca incansável pelo desenvolvimento profissional, quais sejam:

Foco:
Este é um elemento essencial para o crescimento na carreira. O profissional pode ser flexível e adaptável as mudanças, mas também deve sempre manter o foco em direção aos seus objetivos.

Habilidades interpessoais:
Busque causar uma boa impressão, seja agradável, colabore com os colegas, tenha uma comunicação efetiva, ouça mais, valorize as relações, seja tolerante, elogie, reconheça e agradeça.

Entusiasmo e Motivação:
Automotivação e entusiasmo são indispensáveis para o crescimento de qualquer profissional, uma vez que o estimula a cumprir as tarefas com qualidade e efetividade, além de engajar-se na realização destas, dedicar-se ao seu sucesso e manter um ambiente agradável.

Profissionalismo:
Encare os desafios, demandas, datas e prazos com maturidade e dedique-se em desempenhar bem cada tarefa. Mantenha o foco, evite o excesso de brincadeiras, fofocas e utilização de redes sociais durante o trabalho.

Trabalho em equipe;
Esteja aberto a compartilhar seus conhecimentos, a ouvir na essência e aprender com os colegas e superiores. Evite comportamentos individualistas, colabore com o grupo e esteja disposto a dividir o sucesso dos projetos.

Por: IBC


m 5#05 [O ROTARACT ME AJUDA A ME ORGANIZAR MELHOR]


Manter o seu local de trabalho organizado e limpo vai facilitar muito o cumprimento das suas tarefas. Saber onde está aquela pasta ou em que gaveta você arquivou o último relatório vai te poupar tempo e evitar que as coisas se percam naquela pilha de arquivos que você está deixando acumular no canto da mesa.

Para quem está montando seu home-office é bom colocar na lista de compras gaveteiros, arquivos, organizadores e pastas que devem ter sempre etiqueta de identificação na face exterior.

Para facilitar ainda mais, planeje a organização para deixar tudo o que você precisa com frequência em áreas que estejam ao alcance das mãos. Livros que são consultados sempre podem ser colocados em prateleiras em cima do computador e canetas e grampeadores podem ter um cantinho especial ao lado do teclado ou na primeira gaveta da sua mesa.

No computador, exclua arquivos desnecessários, organize tudo em pastas bem identificadas e coloque aqueles itens que você não pode perder de jeito nenhum em uma nuvem ou HD externo.

Por Alcyr Neto

Dentro do Rotaract, um bom cargo para exercer e aprender a se organizar é o de Secretaria! Além da emissão e recebimento de documentos, a organização e boa parte do patrimônio do clube fica nas mãos do secretário.


#06 [O ROTARACT ME ENSINA A REALIZAR EVENTOS]m 6


Todo ano o Rotaract promove ao menos dois eventos obrigatórios, quais sejam: ADIRC e CODIRC.

A Adirc é a nossa Assembleia Distrital de Rotaract Clubs, onde os clubes são treinados e capacitados para começar a gestão seguinte. Na Codirc (Conferência Distrital de Rotaract Clubs) é tratada como a nossa grande confraternização, onde o maior foco é o companheirismo e o encerramento da gestão.

Para que esses eventos aconteçam, um clube, sempre determinado e guerreiro, assume a responsabilidade em recepcionar todos os rotaractianos do Distrito.

No Distrito 4500, há 3 gestões, acontecem os Encontros Estaduais, que são eventos com foco em treinamento e companheirismo. Este ano todos foram realizados no mês de fevereiro nas cidades de Tenente Ananias, João Pessoa e Águas Belas.


m 7#07 [NO ROTARACT EU NÃO COMPARTILHO ÓDIO]


Os crimes de ódio são atos criminosos contra pessoas que são identificadas como pertencentes a um grupo social que é alvo de preconceito, e que são motivados por esse preconceito. As vítimas não têm necessariamente que ser LGBT mas são percebidas como tal pelos/as agressores/as.

Os crimes e incidentes de ódio incluem ataques à propriedade, ameaças, intimidação, atos de violência física, violência verbal/insultos, espancamentos, violação, agressão sexual, tortura ou homicídio.

A Rotaract Brasil está propondo este tema para ser trabalhado durante a Semana Mundial, e nós do Distrito 4.500 apoiamos essa proposta. Vamos compartilhar amor, nunca ódio.


#08 [AQUI EU APRENDO A CAPTAR RECURSOS]m 8


É certo que o Rotaract Club é autossuficiente, porém não temos como bancar o dia-a-dia apenas com as mensalidades investidas pelos associados dos clubes. O clube de Rotaract tem que buscar maneiras de captar recursos para investir nos projetos.

Para tanto, existe a Tesouraria e suas subcomissões que podem trabalhar em cima de maneiras eficazes de arrecadação de dinheiro. Muitas vezes uma troca de favores gera valor em cima da benfeitoria. Sabe-se que infelizmente, o Rotaract tem que fazer projeto, para fazer outro projeto.


m 9#09 [AQUI EU MOVIMENTO A ECONOMIA]


É interessante falar disso quando se toca no Rotaract. Mas como um programa de Rotary pode ajudar no desenvolvimento econômico?

Como você deve saber, o Rotary International tem um projeto chamado NRDC, que significa: Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário. Este projeto visa alavancar a economia de um bairro a qual este núcleo esteja instalado. Em resumo, oRotary se instala em um bairro que precise de desenvolvimento, investe em algumas atividades ali dentro e deixa os líderes do bairro cuidarem do espaço, sob tutela do Rotary.

É interessante, pois, eles mesmo irão se ajudar e crescer juntos. Lembrando que, normalmente quando se faz uma ação em determinado local, os rotaractianos costumam consumir as coisas daquele bairro. Seja um lanchinho depois da ação, seja algumas compras de cartolinas para a ação em si.


#10 [AQUI EU FAÇO NOVAS AMIZADES]m 10


Se você anda acompanhando as postagens, certamente observou o motivo 06 que relata sobre os Eventos. Este, além de ser um momento de grande aprendizado, é um momento de conhecer pessoas novas e criar boas amizades.

O lema mundial do Rotaract é: Companheirismo através do servir. E o Rotaract preza muito por um companheirismo bem trabalhado. A amizade que se cria entre os rotaractianos é digna de família. É evidente a confiança mútua que se cria quando a pessoa se identifica como Rotaractiano.

Novas amizades abrem portas, tanto pro conhecimento como para o network. Comissões como DQA e Administração são as principais responsáveis em deixar a amizade/companheirismo viva dentro do clube.


m 11#11 [AQUI EU SOU JUSTO]


Sempre que se fala em Justiça surge no nosso imaginário a figura de uma mulher com os olhos vendados, carregando em uma de suas mãos a balança e em outra a espada.

A venda tem como função básica evitar privilégios na aplicação da justiça, sendo a balança o instrumento que pesa o direito que cabe a cada uma das partes e a espada item indispensável para defender os valores daquilo que é justo, já que a norma sem a possibilidade de coação dependeria apenas das regras de decência e convivência de cada comunidade, o que seria ineficaz para garantir o mínimo ético indispensável para a harmonia social.

Podemos dizer que a espada sem a balança é força brutal, assim como a balança sem a espada tornaria o Direito impotente perante os desvalores que insistem em ser perenes na história da humanidade.

Por: José Fábio Rodrigues Maciel

No Rotaract, praticamos sempre a prova quádrupla, e por este motivo, somos justo em tudo que fazemos. Privilégios não existe. Apenas mérito aos competentes e compromissados.


#12 [AQUI EU ME TORNO VERDADEIRO]m 12


Verdade e falsidade discorre sobre a questão da verdade mostrando que a verdade ou o verdadeiro é aquilo que está adequado ao nosso conhecimento.

A verdade como tal, em sua essência, se subtrai ao nosso dia-a-dia, não deixando que vivamos em plena verdade. Por isso, o falso se torna, muitas das vezes, companheiro da verdade em sua busca. Verdade é descobrir (levantar o véu) daquilo que está encoberto, pois estando encoberto (possibilidade da falsidade) não há o aconchego, a aproximidade, o companheirismo da própria verdade.

Enock Da Rocha Araújo por Aristóteles.

Se tornar verdadeiro com seus atos, ideais, sonhos e princípios, é basicamente o que um verdadeiro rotaractiano faz. Ser verdadeiro também é questão de ser humilde e reconhecer os erros quando estes acontecerem. No Rotaract ser verdadeiro é um princípio básico para formação do perfil do associado.


#13 [AQUI EU ME TORNO ÉTICO]m 13


Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.

Ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. A ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.

Não precisa dizer que ética já está intrínseco em nossas veias, pois são valores para qualquer ser humano digno de sua existência.


#14 [AQUI EU TROCO EXPERIÊNCIAS]m 14


A melhor forma que existe para se trocar conhecimento e experiências é quando você assume o papel de ouvinte e ao mesmo tempo de interlocutor. Quando se entrega um conteúdo bom e válido para algum companheiro de clube, estas experiências, com certeza, serão extraídas ao máximo.

Trabalho, lazer, universidade, família e qualquer outro assunto que valide a esperança decrescimento. A troca de experiências entre duas pessoas com o mesmo ramo empregatício, ou até mesmo com os mesmos desafios pela frente.

É importante cultivar qualquer troca de valores. Qualquer troca de experiência. Cultivemos! Somente assim iremos crescer como irmãos e com uma gama de conhecimento na bagagem.


#15 [AQUI EU POSSO FAZER INTERCÂMBIO]m 15


Intercâmbio de jovens é um dos pilares mais fortes que o Rotary International tem, principalmente no Distrito 4.500.

Como participante do Intercâmbio de Jovens do Rotary, você passará um período morando com famílias anfitriãs e frequentando escola em um país estrangeiro.

Através de programas de curta ou longa duração, você aprenderá um novo modo de vida, talvez até uma nova língua, e descobrirá muito sobre si mesmo. Atuará também como um jovem embaixador, ensinando as pessoas como se vive em seu país, suas tradições culturais e suas ideias, contribuindo para um mundo mais unido e, além disso, fazendo amigos.
O intercâmbio de jovens teve início na década de 1920, envolvendo alguns clubes europeus, e embora tenha sido descontinuado durante a segunda guerra mundial, voltou a existir em 1946. A participação em intercâmbios acadêmicos aumentou consideravelmente na década de 1950 e, em 1972, o conselho diretor do RI sugeriu que o Intercâmbio de Jovens fosse adotado por Rotary Clubs de todo o mundo.

Todos os anos, 80 países e cerca de 8.000 estudantes participam do programa, que é administrado pelos distritos e clubes rotários.

Intercâmbio de longa duração. O estudante freqüenta escola no país anfitrião durante um ano letivo, morando com diversas famílias. Intercâmbios de longa duração podem ser prorrogados para incluir também parte ou a totalidade das férias escolares imediatamente anteriores e posteriores ao ano letivo.

O programa conta com três tipos de intercâmbio:
Intercâmbio de curta duração. Geralmente não inclui atividade acadêmica e é realizado durante o período de férias escolares. Intercâmbios de curta duração costumam envolver estadia com uma família no país anfitrião, mas também podem ser organizados como acampamento internacional ou viagens em grupo para jovens de vários países.

Intercâmbio de Novas Gerações. É oferecido a jovens entre 18 e 25 anos e costuma durar de 3 a 6 semanas. Intercâmbios de Novas Gerações podem incluir também atividades profissionalizantes.

CLUBES COM VISÃO GLOBAL:
Os Rotary Clubs são constituídos por voluntários que prestam serviços comunitários, seguem altos valores éticos e trabalham pela paz e compreensão mundiais. Para apoiar o programa, o Rotary conta com cerca de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 32.000 clubes em todo o globo.

COMPROMISSO COM OS JOVENS:
O Rotary mantém um forte vínculo com a juventude. Além do Intercâmbio de Jovens, a organização patrocina programas como Interact , Rotaract e RYLA, assim como programas de desenvolvimento e orientação profissional.

Acima de tudo, o Rotary International está comprometido com o desenvolvimento e cultivo de um ambiente o mais seguro possível para todos os participantes de atividades rotárias, inclusive o Intercâmbio de Jovens.

BAIXOS CUSTOS:
O programa é administrado por voluntários dos clubes, o que ajuda a reduzir os custos para os estudantes e suas famílias. Esses voluntários têm muita experiência e lidam há anos com estudantes, famílias anfitriãs e demais rotarianos engajados em intercâmbios.

CÓDIGO DE CONDUTA PARA TRABALHOS COM JOVENS:
O Rotary International se empenha em proporcionar um ambiente seguro para todos os participantes de atividades rotárias. É da responsabilidade dos rotarianos, cônjuges e parceiros de rotarianos, e outros voluntários do Rotary, salvaguardar ao máximo o bem-estar das crianças e dos jovens com os quais entram em contato, protegendo-os de qualquer abuso ou assédio físico, sexual e emocional.

Que tal tentar fazer intercâmbio? Segue o contato:
Sede Administrativa
Rua Aluísio de Azevedo, 200 – Sala 1108
Santo Amaro
50100-090 – Recife-PE – Brazil
Fone/Fax. +55 81 3221-2212


#16 [AQUI EU VIAJO COM MEUS AMIGOS]m 16


Esse é um dos grandes motivos para as nossas mães no começo de tudo não gostar do Rotaract. Nós viajamos muito com nossos amigos. Seja para um evento ou simplesmente para passar um final de semana com essa nova família.

Quando se assume uma responsabilidade de RDR, essas viagens aumentam consideravelmente, pois quase todos os finais de semana o RD tem que se deslocar para visitar os clubes.

Essas viagem são mais animadas quando se vai com os amigos. Tudo fica mais perto e mais prazeroso.


#17 [AQUI EU MUDO O MUNDO]m 17


Unidos por um bem maior:
Para guiar os clubes do Distrito, criamos um lema para a gestão. Um lema que faz menção aos grandes e importantes pilares do Rotaract Club.

Para quem conhece a Essência Rotaract, é fácil destrinchar este lema. Unidos Por um Bem Maior! Convocamos a todos os Rotaractianos do Distrito a viver lemas das gestões passadas, onde somos um só, acreditando e fazendo o nosso futuro diferente, servindo por vocação e vivendo o Rotaract intensamente, para que unidos como irmãos, consigamos mudar o mundo, pois ajudar ao próximo é nosso bem maior!

Somos jovens e queremos mudar as coisas erradas, injustas e desiguais, e sendo assim devemos dar-nos as mãos e com a força da união harmônica de um programa que eu acredito, acabar com a fome, com a pólio, com a desigualdade. Afagar os esquecidos, as crianças carentes, proporcionar um futuro para quem não tem esperança e cuidar da nossa juventude.

O Rotaract precisa estar unido para construir novas lideranças e fazer dos tímidos, grandes oradores e profissionais.

Essa união visa tudo isso. Visa companheirismo e criação de novas amizades. A sede de conhecimento por novas culturas e histórias.

Esse é nosso objetivo com este lema. Ajudar aos que precisam, dando de nós, antes de pensar em nosso egoísmo natural, mudando a vida das pessoas e proporcionando felicidade diária para todos que estão ao nosso redor.


#18 [AQUI EU ERRADICO A PÓLIO]m 18


Desde o lançamento do Pólio Plus, em 1985, o Rotary e seus parceiros ajudaram a reduzir o número de casos da doença de 350.000 por ano para menos de 400 em 2014.

A Nigéria e o restante do continente africano estão por se livrar da pólio, conforme dito pelo Dr. Hamid Jafari, da Organização Mundial da Sáude, durante a Convenção Internacional do Rotary em São Paulo.

Falta muito pouco para acabar com a pólio e o Rotaract comprou essa luta e une forças com o Rotary, UNICEF e a própria ONU para findar este problema mundial.

Acesse o site e conheça mais sobre essa iniciativa:http://www.endpolio.org/pt


#19 [AQUI EU PLANTO ÁRVORES]m 19


Há quem diga que uma pessoa só pode morrer quando escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore.

Bom, no Rotaract não só plantamos árvores, mas também pensamos em sustentabilidade. A forma correta de produzir com consciência ambiental é básico para um rotaractiano.

Temos que preservar a natureza, acima de tudo. Ali é que estão nossos recursos naturais, bem como a grande responsável pela nossa sobrevivência aqui na terra.

‪#‎48AnosUnidosPorUmBemMaior‬


#20 [AQUI EU AJUDO A QUEM MAIS PRECISA]m 20


Se o Rotaract fosse um corpo humano, com certeza a comissão de projetos humanitários seria o coração.

Diante todas as dificuldades que encontramos nas nossas vidas pessoais, quais sejam: saúde, família, graduação, trabalho, segurança, entre outros, a todo instante encontramos forças para ajudar aos mais necessitados.

Isso é a premissa do voluntariado e o princípio do Rotaract.

Ajudamos sem olhar a quem. Não diferenciamos de raça, credo, classe ou gênero. Ajudamos com muito amor e isso é o que nos move.


#21 [AQUI EU APRENDO A FAZER PROJETOS]m 21


Um dos grandes benefícios de estar no Rotaract é o grande aprendizado que nós atribuímos com o passar do tempo.

Sendo que um dos principais é de como aprender a fazer projetos, desde o início, quando concebemos a ideia, passando pela justificativa e acarretando por fim, na realização e execução

Em sua maioria são projetos grandiosos, mas que quando feito com um bom planejamento se torna simples, pois dentro do Rotaract há pessoas determinadas e capacitadas para realizá-los

Um bom exemplo que podemos citar são os bancos de dados da nossa Omir Brasil, onde podemos buscar projetos do Brasil inteiro no intuito de gerar mais aprendizado para o clube ou simplesmente copiar a ideia.

Para saber mais sobre os projetos cadastrados, acesse: http://projetos.omirbrasil.org.br/home.php


#22 [NO ROTATACT EU APRENDO A EDITAR VÍDEOS]m 22


No Rotaract você aprende de tudo! Em uma determinada ação, ao tirar uma foto, todos que ali estão de tornam fotógrafos. Mas não é só isso. Existe uma técnica de luz, de ambiente, de pose. Isso se chama versatilidade!!!

Nós rotaractianos somos versáteis quando se exige o mínimo de conhecimento sobre determinado assunto. Temos pró-atividade no sangue. E quando se trata de mídias digitais, não somos diferentes.

Aprendemos a manipular as máquinas fotográficas mais complexas, a editar os vídeos com músicas e efeitos, a publicar tudo no YouTube, ou seja, aprendemos qualquer coisa em prol do Rotaract.


m 23#23 [AQUI EU VIVO ROTARACT “48 HORAS POR DIA”]


O Rotaract é um programa do Rotary International constituidos por jovens de 18 a 30 anos basicamente com três objetivos principais.

O primeiro é desenvolver comunidades necessitadas com ações e/ou projetos socias. O segundo objetivo principal é o auto-desenvolvimento do associado diante das responsabilidades atribuídas em cada clube. Os clubes são formados por associados que ocupam cargos e são responsáveis pelo desenvolvimento do clube, fazendo com que assim sejam criadas lideranças. O último, e não menos importante objetivo, é a criação de novas amizades, visto que é natural se criar uma confiança mútua pelo seu companheiro de clube, mesmo que este seja de outra cidade, estado ou país.

Esses clubes normalmente representam sua cidade e podem ser criados em instituições de ensino, religiosas, ou até mesmo pela movimentação da própria comunidade. Todas as iniciativas de projetos nascem das próprias necessidades da comunidade, promovendo a paz e a compreensão internacional através de amizades e trabalho em conjunto.

O Rotaract foi feito para qualquer jovem que queira DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI, para o jovem que acredita ter potencial para mudar aquilo que lhe incomoda e que poucos tem a disposição de fazê-lo.

Objetivos do Rotaract:

  • Desenvolver habilidades profissionais e de liderança entre os seus participantes.
  • Difundir o respeito pelos direitos dos demais, através do reconhecimento de cada um.
  • Reconhecer o mérito de todas as profissões e/ou ocupações úteis como oportunidade para servir à sociedade e à comunidade.
  • Reconhecer, praticar e promover altos padrões de ética como qualidades de prestação de serviços na comunidade e no mundo.
  • Propiciar oportunidades para atividades pessoais e em grupo com o objetivo de servir à comunidade e promover a compreensão e boa vontade internacional.

#24 [AQUI EU DOU DE MIM ANTES DE PENSAR EM MIM]m 24


A Convenção em Portland inspirou a criação de um lema rotário de peso. Em um passeio durante o evento no Columbia River Ben Collins, presidente do Rotary Club de Minneapolis, EUA, estava falando com o rotariano de Seattle J.E. Pinkham sobre a melhor maneira de se fundar um clube que fosse baseado em um determinado princípio, no caso colocar a prestação de serviços acima dos próprios benefícios.

Pinkham pediu a Paul Harris, que estava no mesmo barco, a participar da conversa. Paul convidou Ben a dar uma palestra durante a Convenção, e assim nasceu o lema Dar de Si Antes de Pensar em Si, que foi recebido com bastante entusiasmo pelos participantes do evento.

O Conselho de Legislação de 1999 estipulou que Dar de Si Antes de Pensar em Si seria o lema principal do Rotary, já que expressa a filosofia do serviço voluntário altruísta.

Fonte: https://www.rotary.org/myrotary


m 25#25 [AQUI EU TENHO E VENDO ESPERANÇA]


A Esperança não murcha, ela não cansa,
Também como ela não sucumbe a Crença,
Vão-se sonhos nas asas da Descrença,
Voltam sonhos nas asas da Esperança.

Muita gente infeliz assim não pensa;
No entanto o mundo é uma ilusão completa,
E não é a Esperança por sentença
Este laço que ao mundo nos manieta?

Mocidade, portanto, ergue o teu grito,
Sirva-te a Crença do fanal bendito,
Salve-te a glória no futuro — avança!

E eu, que vivo atrelado ao desalento,
Também espero o fim do meu tormento,
Na voz da Morte a me bradar; descansa!

Por: Augusto dos Anjos


#26 [AQUI EU REALIZO SONHOS]m 26


As Bolsas Rotary pela Paz são oferecidas anualmente para até 100 pessoas e cobrem custos relacionados aos estudos, incluindo mensalidades e taxas escolares, estágios, estudos de campo, acomodações, refeições e despesas com transporte de ida e volta.

Em apenas uma década, mais de 900 bolsistas se formaram nos Centros e estão seguindo carreira em campos relacionados à paz. Muitas vezes, eles acabam assumindo posições de liderança em governos, ONGs, forças armadas e organizações internacionais, como Nações Unidas e Banco Mundial.

O Rotary oferece bolsas de mestrado em excelentes universidades para estudos de paz e prevenção/resolução de conflitos. Os programas duram de 15 a 24 meses e exigem estágio de 2 a 3 meses durante o recesso acadêmico.

Para aqueles com experiência em campos relacionados à paz que querem aumentar seus conhecimentos, oferecemos um programa de 3 meses em paz, prevenção e resolução de conflitos na Chulalongkorn University, em Bangcoc, Tailândia. Este programa engloba um estudo de campo de 2 a 3 semanas. Fornecemos até 50 bolsas de aperfeiçoamento profissional por ano.

Os candidatos às Bolsas Rotary pela Paz de 2017-18 devem submeter as suas inscrições ao distrito até 31 de maio. O prazo para os distritos entregarem as inscrições endossadas à Fundação Rotária é 1º de julho.

Nós Rotaractianos temos sonhos! A paz não é utopia e assim acreditamos. Gostou da Bolsa Rotary pela Paz? Então inscreva-se: https://rotary.qualtrics.com/SE/?SID=SV_7257rZuWBuaIfyJ


m 27#27 [AQUI EU PRESERVO O AMOR PELA FAMÍLIA]


Nós, por mais que preservemos a nossa querida família rotária, o lema mundial do Rotary (Dar de si antes de pensar em si), temos que priorizar algumas coisas. Um exemplo é a nossa base, nosso alicerce, nosso pilar, chamado de Família.

Se não fosse esse apoio diário que recebemos, nossa força para lutar pelos desamparados não seria o mesmo. Aos nossos pais, mães, filhos, cônjuges, irmãos, avós e avôs, nosso muito obrigado. Somos rotaractianos fortes graças à força que vocês nos concedem.

‪#‎48AnosUnidosPorUmBemMaior‬
‪#‎Rotaract4500‬
‪#‎RotaractBrasil‬


#28 [AQUI EU SOU GRATO AOS IDOSOS]m 28


Nos muitos trabalhos que realizamos, os idosos é um dos grupos sociais onde mais somos gratos, por todo o aprendizado que nos passam e pela experiência de vida que é sempre muito válida.

É de extrema importância esse respeito que temos com os nossos velhinhos, aliás, eles fizeram parte da construção desse país, e devemos ser extremamente gratos. Renegamos qualquer tipo de violência ou exclusão aos idosos, e por este motivo nós, rotaractianos, sempre visitamos um asilo sempre que pudemos. Eles são maravilhosos!


m 29#29 [AQUI EU APRENDO A FALAR EM PÚBLICO]


A oratória é um dos pontos mais trabalhados dentro dos clubes de Rotary e de seus programas de juventude.

Afinal, hoje em dia, é muito importante saber se comunicar bem com as pessoas sem ter receio em falar em público.

Por isso, existem sempre concursos de oratória para agregar essa prática aos rotaractianos e vez ou outra o microfone cai em nossa mão para expressarmos algo.

Isso é Rotaract!


m 30#30 [AQUI EU TENHO UM CARGO E REALIZO TRABALHOS NELE]


Para fomentar a liderança nos associados e até a oratória também, cada um de nós recebe no início da gestão um cargo, seja ele tesouraria do clube, administrador, diretor de imagem pública ou de projetos e temos que desenvolver atividades para que o cargo funcione.

O importante é que todos eles estão conectados e cada um depende do outro para acontecer! Esse trabalho harmônico é que faz com que nosso programa seja tão bem estruturado.


m 31#31 [AQUI EU CONHEÇO COMPANHEIROS DO BRASIL E DO MUNDO INTEIRO]


O Rotaract é um programa de Rotary que é uma organização internacional.

Dessa forma, em todo o Brasil e no mundo inteiro existem clubes de Rotary e de seus programas de juventude (Rotaract e Interact) e através do intercâmbio ou dos eventos que participamos, podemos conhecer pessoas de diferentes culturas e de muitos países e lugares incríveis.

‪#‎SMR16‬
‪#‎48AnosUnidosPorUmBemMaior‬


m 32#32 [AQUI EU PARTICIPO DE EVENTOS DISTRITAIS, ESTADUAIS E NACIONAIS]


O Rotaract permite que a gente realize e participe de muitos eventos durante uma gestão e existem para diversas finalidades: Treinamentos dos cargos, companheirismo, comemorar final de gestão e reunir todos os rotaractianos do Brasil, por exemplo.

São experiências únicas, onde conhecemos muitas pessoas e podemos trocar experiências e aprender muita coisa!

Este ano o Distrito 4.500 foi anfitrião da Conarc do Caloroso, uma conferência nacional que uniu todo o país para trocar ideias e viver emoções intensas.


m 33

#33 [AQUI EU POSSO SER PRESIDENTE DO MEU CLUBE]


Um dos cargos que eu posso exercer dentro do meu clube de Rotaract é a presidência, aquele que lidera e representa o seu clube e acompanha as atividades dos demais cargos durante 12 meses de gestão.

Além de ser uma experiência enriquecedora, é a maior prova de servir que podemos dar ao nosso clube e a nossa comunidade. Talvez uma das maiores provas e testes da nossa liderança dentro do Rotaract, mas certamente um cargo inesquecível. Só entende quem vive!

‪#‎SMR16‬
‪#‎48AnosUnidosPorUmBemMaior‬


#34 [AQUI EU POSSO SER REPRESENTANTE DISTRITAL]m 34


O cargo de Representante Distrital de Rotaract é um dos mais complexos dentro do Rotaract. O RDR, como pode ser chamado, é responsável por representar todos os clubes do Distrito, sendo que atualmente no D.4500 existem 33 clubes de Rotaract.

As atribuições do RDR são: Visitar todos os clubes de Rotaract; estar presente em todos os eventos distritais; organizar os eventos distritais; orientar os presidentes e associados do distrito; entre outros.

As únicas exigências para se tornar RDR são: Ter sido presidente ou membro da Equipe Distrital por um ano inteiro e estar em dias com as obrigações do seu clube.


m 35#35 [AQUI EU POSSO SER REPRESENTANTE DE ÁREA]


Os Distritos normalmente possuem divisões, estas são chamadas de áreas. Para que a presença do RDR seja disseminada por todo o distrito, são designados Representantes de Áreas, também chamados de RDA’s, para cuidar de determinada área.

Outra atribuição interessante é que o RDA pode ser o responsável por fundação de novos clubes no distrito.

Atualmente no D4.500 são 12 áreas.

‪#‎SMR16‬
‪#‎48AnosUnidosPorUmBemMaior‬


m 36#36 [AQUI EU POSSO SER DA EQUIPE DISTRITAL]


Para dar uma estrutura distrital, o RDR escolhe associados do Distrito para compor a sua equipe. Essa equipe é a grande responsável pelos treinamentos, acompanhamentos e tratativas eventuais com todas as comissões. Cada comissão tem sua perspectiva diretoria dentro da Equipe Distrital.

Alguns cargos podem ser criados de acordo com a demanda do RDR, mas no geral, são estes diretores que vão ser o grande ponto de apoio do Distrito.


m 37#37 [AQUI EU POSSO SER DA ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL ROTARACT BRASIL]


Quando citamos a organização multidistrital, temos que ter uma noção que estamos nos deparando com uma estrutura gigantesca. Naturalmente, existem diversas diretorias diversas dos clubes, mas que o seu produto final vem ser a orientação aos clubes de Rotaract.

O Presidente da Rotaract Brasil é o grande responsável pela escolha dos seus diretores, assim como o avalista das subcomissões que surgirem,

Atualmente, o presidente da Rotaract Brasil é do nosso Distrito 4500. Janeson Vidal é do Rotaract Club Pau dos Ferros e representa muito bem o povo nordestino Brasil à fora.


m 38#38 [AQUI EU APOIO O INTERACT E DIVULGO O PROGRAMA]


Os Interact Clubs são grupos de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinados por um Rotary Club, em que o principal objetivo é tentar ajudar a sociedade de uma forma simples, com campanhas, doações, visitas a hospitais, entre outras coisas para melhorar do meio-ambiente à saúde da população carente.

A sigla Interact significa International Action, ou Ação Internacional. O primeiro Interact Club foi fundado em 1962, em Melbourne, na Flórida, e rapidamente se espalhou pelo mundo afora. Atualmente, existem Interact Clubs espalhados em 135 países e regiões geográficas, e são 326.186 interactianos distribuídos em 14.182 Interact Clubs. No Brasil, existem 787 Interact Clubs e 18.101 Interactianos em 38 distritos rotários.

Enquanto se empenham nesses objetivos, os jovens estarão fazendo amizades duradouras e, ao mesmo tempo, estarão desenvolvendo o espírito de equipe e liderança, pois todos os Interacts contam com um disciplinado Conselho Diretor, escolhido pelos próprios jovens em votações. E, com isso, todos os interactianos estão sujeitos e serem escolhidos para cargos como: presidente, vice, secretário, tesoureiro, protocolo e avenidas.

Os clubes podem apresentar quadro social bastante diversificado, originário de uma ou mais escolas da comunidade.

Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos de prestação de serviços, sendo um deles de cunho internacional. É através dos projetos que os interactianos desenvolvem uma rede de amigos em clubes locais e internacionais.

Os projetos de prestação de serviços são parte fundamental dos Interact Clubs. Por intermédio das atividades de prestação de serviços, os interactianos aprendem a importância de:

Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal
Prestar auxílio e respeitar o próximo
Compreender o valor da responsabilidade individual e dedicação ao trabalho
Promover a compreensão e boa vontade internacional

Este ano a parceria entre os RDR’s está sendo maravilhoso, pois inclusive, houveram alguns projetos e ideias que foram executadas através da grande união dos dois programas.


m 39#39 [AQUI EU LUTO PELO FIM DO RACISMO]


No Brasil, a história de seus conflitos e problemas envolveu bem mais do que a formação de classes sociais distintas por sua condição material. Nas origens da sociedade colonial, o nosso país ficou marcado pela questão do racismo e, especificamente, pela exclusão dos negros. Mais que uma simples herança de nosso passado, essa problemática racial toca o nosso dia a dia de diferentes formas.

Por Rainer Sousa

O Rotaract renega qualquer ato discriminatório, inclusive o racial. Afinal, qual a cor da sua alma? Racismo é burrice!


m 40

#40 [AQUI EU POSSO DAR TREINAMENTO]


Como já dito, Rotaract é uma escola de líderes, e exercer sua profissão faz parte desse crescimento. Por diversas vezes um rotaractiano se pega palestrando para pessoas de todos os tipos, os quais, muitas vezes, nem conhece.

É interessante citar que quem capacita os rotaractianos são os próprios rotaractianos, estes por sua vez, mais experientes. Nas assembleias distritais os treinamentos seguem essa linha. Os mais experientes ensinando aos mais novos.


m 41#41 [NO ROTARACT RESPEITAMOS A LIBERDADE DE CULTO]


Desde os tempos mais remotos a religião esteve presente em cada civilização, através das mais diferentes crenças e culturas, a exemplo o Egito Antigo, os Persas e os Maias que, apoiavam a fé e confundiam a figura do governante com a do próprio Deus ou de um representante do mesmo. Nesta época, aquele que não adorasse ou assumisse a crença de tal comunidade, era punido e muitas vezes condenado a morte.

Foi no século III a.C, no Império Máuria da Índia, que a expressão “liberdade de Culto Religioso” começou a surgir. No entanto, a liberdade religiosa tornou-se evidente e oficial, apenas no Bill of Rigths, documento publicado após a chamada Revolução Gloriosa que, afirmava sobre a liberdade igualitária e independente de todo o ser humano.

Após ao marco concedido através do Bill of Rigths, em 1791, a primeira emenda à Constituição norte-americana, proibiu a criação de leis que interferisse no livre exercício de culto.

O artigo 5º, de nossa Constituição Federal descreve os direitos e garantias fundamentais do ser humano, dentre os quais já podemos encontrar os direitos inerentes a liberdade religiosa.

Por Allini Alves Zangirolami

Nós do Rotaract acreditamos nisso, e respeitamos todas as expressões religiosas.


m 42#42 [AQUI EU VIVO A DIVERSIDADE]


A Rotaract Brasil propõe que no ano rotário 2015-16 nós coloquemos em nossas pautas ações ligadas ao tema “Diversidade – o Brasil inteiro cabe aqui”, debatendo a igualdade, o combate ao preconceito, a acessibilidade e os crimes de ódio.

Vamos debater e falar mais sobre ética, mas de outra forma, dessa forma, falando de acesso e de igualdade.

‪#‎SMR16‬
‪#‎48AnosUnidosPorUmBemMaior‬


m 43#43 [AQUI EU SEI O QUE É ACESSIBILIDADE]


A acessibilidade representa para o nosso usuário não só o direito de acessar as redes virtuais, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos.

Segue alguns tipos de falta de acessibilidade:

  1. Incapacidade de ver, ouvir ou deslocar-se, ou grande dificuldade – quando não a impossibilidade – de interpretar certos tipos de informação.
  2.  Dificuldade visual para ler ou compreender textos.
  3. Incapacidade para usar o teclado ou o mouse, ou não dispor deles.
  4. Insuficiência de quadros, apresentando apenas texto ou dimensões reduzidas, ou uma ligação muito lenta à Internet.
  5. Dificuldade para falar ou compreender, fluentemente, a língua em que o documento foi escrito.
  6. Ocupação dos olhos, ouvidos ou mãos, por exemplo, ao volante a caminho do emprego, ou no trabalho em ambiente barulhento.
  7. Desatualização, pelo uso de navegador com versão muito antiga, ou navegador completamente diferente dos habituais, ou por voz ou sistema operacional menos difundido.

Essa é uma luta intensa e o Rotaract não deixa essa ideologia e necessidade ao lado.


m 44#44 [AQUI EU FAÇO COMPANHEIRISMO]


O lema mundial do Rotaract é “Companheirismo através do servir”. Mas companheirismo, diferente dos que pensam que é apenas festejar, vai muito além disso! Companheirismo é o simples fato de ser companheiro. Respeitar, ter compaixão e empatia. Ajudar a todo instante e recepcionar de bom grado, qualquer ajuda que venha a ter para você.

No Rotaract usamos esse companheirismo, essa amizade, essa parceria com os outros associados para servir! Servir à comunidade carente, servir aos mais necessitados e servir a nós mesmos. Temos que usar o companheirismo em sua essência. Rotaract é isso!


m 45#45 [AQUI NÓS SOMOS UM PRESENTE PARA O MUNDO]


“Como nosso tempo na Terra é finito e sempre mais curto do que imaginamos, cabe a nós decidir como usá-lo. Vamos nos doar para que o mundo seja um lugar melhor pelo simples fato de termos passado por ele? Ou viveremos nossos dias como o famoso poeta indiano abindranath Tagore escreveu: afinando e desafinando nossos instrumentos, enquanto a canção que viemos para cantar continua não sendo cantada?

Um dos aspectos positivos do Rotary é que ele nos ajuda a encontrar maneiras de cantarmos essa canção. Ele nos guia para uma vida de maior valor e significado, incentivando-nos a voltarmos nossa atenção para o que realmente tem importância. O Rotary ajuda cada um de nós a encontrar a nossa própria maneira de presentear o mundo à nossa volta.

Se perguntarmos às pessoas quais as características que mais valorizam em seus amigos, as respostas da maioria seriam semelhantes: integridade, fidelidade, solidariedade e compatibilidade. Nossos amigos não são necessariamente as pessoas que mais se parecem conosco, mas aquelas que nos complementam, que despertam o melhor em nós. Isso, para mim, é exatamente o que encontramos na nossa organização.

O Rotary é uma maneira de encontrarmos o que há de melhor em nós mesmos e de deixar que esta característica guie as nossas vidas. Frequentemente, passamos os dias em busca de metas que deveriam ter uma importância menor. Concentramos nossa atenção nas nossas conquistas e nos nossos ganhos, e dedicamos uma energia sem fim à acumulação de bens materiais. Porém, no final das nossas vidas, ninguém se lembrará dos carros que dirigiu, das roupas que vestiu, dos títulos que recebeu ou dos cargos que ocupou. Não seremos admirados pelos esforços que fizemos para tornar a nossa vida mais rica ou a nossa posição social mais elevada. No final, nosso valor será medido não por aquilo que acumulamos, mas por aquilo que fizemos pelo próximo. Devemos ignorar o sofrimento alheio ou ajudar a aliviá-lo? Vamos apenas proferir palavras de compaixão ou agir de forma compassiva? Ficaremos contentes apenas em usufruir do mundo à nossa volta ou iremos nos esforçar para lhe dar algo em retribuição?

Em 2015-16, nosso Lema será Seja um Presente para o Mundo.

Todos nós temos algo a oferecer, independentemente de quem somos e do nosso estilo de vida. Podemos oferecer nossos talentos, conhecimentos, habilidades, empenho, dedicação e devoção. Através do Rotary, podemos usar estas dádivas para fazer uma diferença verdadeira na vida das pessoas e no mundo.

Dizem que nascemos com os punhos fechados, mas morremos com as mãos abertas, e que os nossos talentos são um presente divino. Assim, o que fazemos com eles é a nossa retribuição a Deus.

Viemos ao mundo agarrando tudo ao nosso redor, mas quando partirmos deixaremos todas as coisas materiais para trás. Através do Rotary, poderemos deixar algo real e duradouro.
Portanto, cada um de nós deve aproveitar esta oportunidade única e Ser um Presente para o Mundo!”

RAVI RAVINDRAN Presidente do Rotary International, 2015-16


m 46#46 [AQUI NÓS LUTAMOS PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS]


Existem mais de 1000 espécies de animais em risco de extinção no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio. O Brasil é considerado um dos países mais ricos em biodiversidade. Contudo, existem animais presentes nas regiões brasileiras que podem ser extintos em poucas décadas. Entre estes animais temos a: Ararinha-azul, Baleia-franca-do-sul, Cervo-do-pantanal, lobo-guará, macaco-aranha, mico-leão-dourado, onça pintada, entre tantos outros.

Muitas são as causa do desaparecimento das espécies, por exemplo, o tráfico de animais, o desmatamento, as queimadas, a construção de hidrelétricas, a caça predatória,a poluição e etc. Tais fatores afetam diretamente os animais ou o seu habitat, reduzindo suas chances de sobrevivência.

Um dos direitos que os animais tem, é o simples direito de viver! O direito à vida. O Rotaract luta por isso também.


m 47#47 [AQUI LUTAMOS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE]


O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE).

O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita (Todos pela Educação). Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia).

Alguns dos nossos associados são professores e neles o Rotaract está presente, criando sempre uma nova esperança na melhoria educacional deste país.


m 48#48 [EU AMO ISSO AQUI]


O Rotaract é uma escola de líderes, é o lugar onde conhecemos pessoas com os mesmos ideais, onde discutimos como fazer as coisas sempre e melhor, é um programa do Rotary, é onde aprendemos a lidar com as opiniões alheias e onde praticamos o servir!

O Rotaract vai muito além de uma simples organização mundial, é um lugar onde passa a ser ideal de vida! É aqui que acontece as grandes mudanças da nossa vida, é o momento de vestibular e o momento da formatura. O momento do primeiro emprego e da estabilidade financeira. Aqui no Rotaract é onde a vida acontece. Rotaract vai muito além dos projetos sociais. Rotaract promove a paz, a amizade e a criação de jovens líderes.

Por isso amamos tanto este programa. Uma parte da nossa vida é aqui dentro. Mas não é simplesmente uma parte, mas sim, a melhor parte!

Parabéns a todos os rotaractianos que fazem deste momento, o melhor momento da sua vida. Vamos viver Rotaract! Parabéns Rotaract, pelos seus 48 anos!


Idealização: James e Tálison Felipe

Leave a Reply